Leandro Silva



ARTISTA BONEQUEIRO. Teatrólogo Popular. Membro da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/ ABTB - CENTRO UNIMA BRASIL. Aperfeiçoou-se na ESCUELA DE VERANO 2013 (UNIMA Federación Espanha e UNIMA Euskal Herria) cursado no TOPIC (Tolosa Pupptes International Center), Tolosa, Espanha. Cursos: Marionetes e Movimento Sequenciado (com o marionetista inglês Stephen Mottran), Poética da Sombra (com o sombrista argentino Alejandro Szklar) e Títeres e Terapia (com a arte-educadora e arte-terapeuta Rene Baker).

Nasceu em Canto do Buriti – PI, em 1982. Ao lado do amigo Homero Neto, fundou um grupo de teatro de rua que, apresentando temas sociais sobre um caminhão nos bairros de periferia de Canto do Buriti, deu origem ao Grupo Harambee de Teatro. Foi seu primeiro diretor e produtor. O grupo durou até 2011, se apresentou por duas vezes pelo Projeto Teatro Popular 1,99 da Fundac-PI (Tobias – Um Anjo em Meu Caminho, 2006 e As Malditas, 2009) e participou de importantes festivais, como o Festival de Teatro Amador do Piauí/ Fetapi (As Malditas, 2009) e o I Festival de Cenas Curtas de Floriano, promovido pela Associação Cultural Luzes Cia. Cênica (Bariloche!, 2011).

Formou-se em Direito na Universidade Estadual do Piauí/ UESPI em Floriano – PI. Em Floriano, integrou o Grupo Casulo de Teatro e atuou nas peças “A Receita”, de Jorge Andrade, “O Fado e a Sina de Mateus e Catirina”, de Benjamim Constant, e o sucesso “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint Exupéry, todas dirigidas pela atriz e diretora Mary Carvalho.

Em 2008, conheceu a artista bonequeira Klênia Oliveira Komes, que o iniciou em Teatro de Bonecos, através do Projeto “Fuzuê – Oficina de Teatro de Bonecos: Fantoches e Marionetes”, tendo depois se aprofundado, de forma autodidata, em pesquisas sobre teatro de animação. Fruto destas pesquisas, ministrou oficinas de iniciação em teatro de bonecos e teatro de animação educacional no Maranhão, Alagoas, Ceará e Piauí.

Pelo seu trabalho de difusão do Boneco como instrumento pedagógico de formação educacional e de promoção da cidadania em comunidades do Nordeste foi contemplado com o Prêmio “Agente Jovem de Cultura”, conferido pelo Ministério da Cultura. Nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Alagoas mais de 300 jovens, artistas populares, educadores, profissionais de saúdes e lideranças comunitárias foram qualificadas nesta linguagem e no seu uso pedagógico.

2013, no Rio Grande do Sul: Artista residente do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre - RS), através do Programa Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura, promovido pela Funarte. Oficineiro do Projeto de Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS e ministrou oficina na Casa de Cultura Mário Quintana. Participou no Grupo Oficina Mãos ao Alto, da Cia. Caixa do Elefante, onde participou do SESI Bonecos do Mundo 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário