O Projeto

Projeto
"Fuzuê - O Teatro de Animação e Suas Convergências na Comunidade"

Objetivo:

Difusão do Teatro de Bonecos como instrumento de comunicação, educação e promoção da cidadania em comunidades, realizado pelo artista bonequeiro Leandro Silva.

Motes:

- Convergências do Boneco com temas sociais, como Educação, Saúde, Cidadania, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos Humanos.

- Convergências do Boneco com outras linguagens artísticas, como o Vídeo, a Fotografia, a Música, a Tradição Oral e a Literatura.

Atividades:

- Pesquisas e Oficinas.

- Produção Artística com Teatro de Bonecos.

- Blogs e Redes Sociais.

- Residências Artísticas.

Estética:

Criação de Bonecos de tipos diversos (luva, fio, manipulação direta, etc) tendo como base a fisionomia e o espírito do Teatro Popular de Bonecos do Nordeste do Brasil.


TRANSVERSALIDADES NO PROJETO FUZUÊ


Teatro de Animação e Direitos Humanos
O foco, a tônica das oficinas de Teatro de Animação do Projeto Fuzuê não é a produção e valorização do teatro em si, mas a utilização deste como instrumento de comunicação, formação e educação nas comunidades.

O propósito é que “este” teatro de animação, nas suas variadas vertentes (bonecos, objetos e máscaras) ajude as associações, lideranças, artistas, comunicadores e profissionais de educação e saúde a difundirem informações necessárias para o exercício pleno da cidadania, como por exemplo, defesa do meio ambiente saudável, prevenção ao uso de drogas, denúncia de situações de exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra a mulher, o idoso, às comunidades tradicionais, etc.

Teatro de Animação e Promoção da Saúde
Entendemos que a difusão de informações é um critério básico para a prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades. Nosso objetivo é que o uso pedagógico do teatro de animção contribua para que lideranças e profissionais de saúde possam promover momentos lúdicos de conscientização sobre saúde nas comunidades.

Tivemos a participação de profissionais de saúde em algumas oficinas (agentes comunitários de saúde, enfermeiras), que deram testemunho o quanto as ações de prevenção em saúde se tornam impactantes com o uso de teatro de bonecos, como por exemplo, falar de higiene para crianças e prevenção ao uso de drogas, DST/AIDS para jovens nas escolas, prevenção ao câncer de mama e do câncer do colo do útero, etc.

Através da difusão de informações, pela capacidade lúdica de prender a atenção das pessoas, o teatro de animação, em seu uso pedagógico, contribui para melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas nas comunidades.


Teatro de Animação e Boas Práticas
Boas Práticas: são invenções singulares criadas para solucionar problemas ou melhorar algum processo no desenvolvimento das iniciativas culturais. Geralmente são ideias simples que fazem a diferença, são inovações criativas que geram novos saberes e tem alto potencial de replicabilidade. 

Nas experiências das oficinas de teatro de animação nas comunidades, observamos algumas práticas interessantes que podem ser reforçadas e replicadas:

Uso de material reciclado na confecção de títeres: garrafas plásticas, arames, restos de tecido, etc foram reaproveitado por participantes. Assim, o que antes servia para engrossar o lixo urbano, se transformou em arte e em comunicação criativa em favor do próprio meio ambiente. Uma possibilidade é reforçar cada vez mais o uso de materiais reciclados na confecção dos títeres como parte da metodologia. É o fundamento do que pode vir a ser um “Teatro de Bonecos Ecológico” – objeto de futuras pesquisas e experimentações.

Contribuição do teatro de bonecos para o desenvolvimento humano e social especialmente das crianças. Testemunho de educadores de que o teatro de bonecos contribuiu para que crianças fechadas, tímidas ou traumatizadas pudessem se expressar e se comunicar. O fator psicológico envolvido é que a criança pode “transferir” para o boneco a responsabilidade por tudo que ela deseja expressar e que por motivos vários não consegue. O teatro de bonecos ajuda a comunicação fluir, com a superação do medo, da culpa, etc e estes processos podem ser ricamente aproveitados por professores e psicólogos no tratamento das crianças e adolescentes. É o fundamento do que pode vir a ser um “Teatro de Bonecos Terapêutico” – objeto de futuras pesquisas e experimentações.

INTERAÇÃO EM REDE
-Conexões Animadas-

Estamos implementando uma rede de contatos com os participantes das nossas atividades a fim de se pensar a realização de novas ações, de sistematizar e divulgar a experiência, reunir materiais, fotos e vídeos e divulgar novos saberes no campo do teatro de formas animadas e sua inter-relação com o desenvolvimento cultural de comunidades (pesquisa, produção de materiais, como cartilhas, etc). 

A base para esta interação é o web blog interativo FUZUÊ - REDE ANIMADA, integrado com páginas nas principais Redes Sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário