domingo, 30 de junho de 2013

Oficina Fuzuê | Descentralização da Cultura em Junho: A arte de confecção de títeres

DSCN2887DSCN2957

Durante o mês de Junho os participantes da Oficina de Teatro de Bonecos Fuzuê (Experimentação e Dramaturgia com Mamulengos) se envolveram com diversos processos de confecção de Bonecos: modelagem com papel machê e confecção da luva.

O limiar entre o aprendizado, o trabalho e a diversão é bem tênue e todos se entregaram ao trabalho para a composição do seu projeto individual de Boneco, que deve se encerrar em Agosto, quando então os participantes, em pequenos grupos, poderão experimentar a Dramaturgia com o Teatro de Bonecos.

Durante estes processos de modelagem e confecção das luvas (base do fantoche), os principais temas abordados foram: Materiais, Composição de Papel Machê, Dicas de Modelagem, Moldes de Luvas, Corte e Costura. Em cada etapa, os participantes foram orientados quanto ao uso seguro dos diversos materiais para se evitar acidentes e a disciplina no trabalho de composição.

Papel Machê: Arte e diversão.

DSCN2948DSCN2950DSCN2956DSCN2972

Corte e Costura de Luva para Boneco: Disciplina e Responsabilidade.

DSCN3099DSCN3105DSCN3128DSCN3145

A criançada se sente bem à vontade na Casa do Cristal, sede do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, onde são acolhidos pela equipe da Casa nas manhãs de quinta-feira.

Através de uma articulação com o oficineiro, o Ponto de Cultura e a participação dos próprios participantes, tem-se feito um momento de recreio na Oficina, com um lanche de frutas e massas e tempo para que estes possam brincar e conviver livremente.

DSCN2978DSCN2986DSCN2989DSCN3150

No mês de Julho e Agosto estão previstas a finalização do projeto individual de Boneco de cada um e os primeiros passos para a composição de esquetes com Teatro de Bonecos.

A Oficina ''Fuzuê - Oficina, Experimentação e Produção Teatral com Bonecos (Mamulengos)'' é uma iniciativa do Projeto de Descentralização da Cultura/ SMC em parceria com o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

O oficineiro Leandro Silva é artista bonequeiro, natural do Piauí. Reside em Porto Alegre - RS onde executa o Projeto 'Fuzuê - O Teatro de Animação em Suas Convergências na Comunidade'', uma proposta de interações estéticas e residencia artística. É pesquisador do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e de sua  difusão e preservação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário