Há mais de dois meses as noites da sala E4 da Casa de Cultura Mário Quintana se transforma em um ateliê de criação, invenção e brincadeira de Teatro de Bonecos com a fisionomia e o espírito do Mamulengo.
A Oficina é ministrada pelo artista bonequeiro Leandro Silva e conta com 17 participantes. Eclético, além de artistas e produtores culturais, o grupo conta com participantes de áreas de atuação diversas, interessados em conhecer a linguagem do Teatro de Bonecos e sua aplicação no seu cotidiano profissional (advogado, arquiteto, profissional de educação, gestor cultural).
Durante os mêses de Agosto e Setembro/ 2013 foram trabalhados os seguintes conteúdos com os participantes:
Fundamentos do Teatro de Animação: O que é Teatro de Animação; Características do Teatro de Animação; Classificação do Teatro de Animação no Universo das Artes; Vertentes do Teatro de Animação: Bonecos, Objetos e Máscaras e Tipos do Teatro de Animação.
Mamulengo: Espírito, Fisionomia e Contribuição Social.
No aspecto prático, foram trabalhados: O design do Boneco de Luva, os materiais, Técnicas de Confecção: Modelagem, Personalização, Figurino, Mecanismos.
Agora em Outubro, os participantes refletem sobre a criação de um enredo para Teatro de Bonecos, a manipulação do boneco de luva e a exploração do espaço cênico.
Sobre a Casa de Cultura Mário Quintana, acesse: www.ccmq.com.br
Confira um pouco do resultado do trabalho da turma!
Os participantes partem de um projeto individual – criar seu próprio Boneco Mamulengo – para um projeto coletivo: criar um enredo para Teatro de Bonecos, integrando todos os saberes compartilhados na Oficina.
A simpática e sábia Vovó, criação da participante Jane Basso.
Bonecos com propósito: Uso em formação para cidadania, ambiental ou religiosa. O Boneco pode contribuir para qualquer tema da vida.
Incríveis bonecos com Estética Negra, criados pelo participante Richard Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário