quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Oficina Títeres e Movimento – Parte I

CAM00931

No dia 19 de Dezembro/ 2013 o Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo ofertou a primeira parte de uma oficina sistemática de formação para seus membros e curiosos: a Oficina Investigativa “Títeres e Movimentos”.

CAM00895CAM00918

A Oficina, conduzida pelo artista bonequeiro Leandro Silva, tem como base a partilha e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na Escuela de Verano da Unima Espanha de Julho de 2013, e tem como mote investigar o papel do movimento/ manipulação para a autonomia do objeto animado em cena.

Os trabalhos tiveram início com uma roda de conversa sobre alguns pontos de partida para a investigação: a relação entre a estética do boneco e seu movimento; a estética do movimento; a relação do design técnico do títere e seu movimento; o conceito neurocientífico de “sprite” e a ideia de movimento vivo e orgânico do inanimado e a estrutura triangular do Teatro de Animação (relação ator-manipulador + objeto + público).

CAM00937CAM00940

Partindo destes motes, o grupo fez um exercício, o primeiro de um conjunto de dez, para investigar o movimento sequenciado em títeres e a ilusão de sua autonomia em cena. O ponto de partida foi a observação do andar humano e sua transferencia para um títere confecionado em tecido.

A oficina terá continuidade no dia 26 de Dezembro e será feita uma grade de novos encontros para 2014. A formação também é a base para a criação do novo espetáculo do Grupo Fuzuê Teatro de Bonecos, com estréia prevista para Junho de 2014. O espetáculo se chamará “Devaneios” e explorará diversos tipos de Bonecos e Formas Animadas na sua composição.

- Serviço -

Atividade: Oficina Investigativa “Títeres e Movimento”: A autonomia do objeto animado em cena.

Realização: Núcleo de Teatro de Animação | Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Data: Às quintas-feiras.

Horário: Das 09 às 12h.

Local: Casa do Cristal, situada na Av. Capivari, nº 602 – Bairro Cristal – Porto Alegre – RS.

Fotos: Fábio Schuch

#DivulgaCultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário