sábado, 15 de março de 2014

“Devaneios”, projeto de criação colaborativa de teatro de bonecos e formas animadas é selecionado no Edital FAC Economia da Cultura.

O Projeto “Devaneios”, do artista bonequeiro Leandro Silva, foi selecionado no Edital do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Rio Grande do Sul/ Edição Economia da Cultura. O projeto será executado em parceria com o Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e com o Grupo Fuzuê Teatro de Bonecos.

_MG_2922_MG_2943

Experimentalizamos com objetos, máscaras e luz (Concepção: Leandro Silva. Fotografia: Jéssica Hiroko)

O Projeto “‘Devaneios’ – Criação Colaborativa de Espetáculo de Teatro de Bonecos e Formas Animadas”’ tem como objetivos a montagem e apresentação da peça de Teatro de Bonecos e Formas Animadas "Devaneios", com a realização de duas temporadas, uma gratuita e aberta ao público (10 apresentações) e outra com ingressos populares (15 apresentações), num total de 25 apresentações, contribuindo para o acesso à fruição cultural e à Linguagem do Boneco pela comunidade.

Outras ações a serem desenvolvidas pelo projeto são:

- Instalação de um “Lab Boneco” - um atelier apropriado para confecção de bonecos, formas animadas, cenários e estruturas da peça, bem como um espaço de experimentação, ensaios e investigação em Teatro de Animação pelos profissionais envolvidos.

O Lab Boneco será instalado em espaço do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e será o espaço técnico-pedagógico de referencia do Núcleo de Teatro de Animação.

- Criação de um blog oficial do projeto para difusão de conteúdos on line (notícias, textos, vídeos, fotografias) do processo de criação e montagem do espetáculo.

- Qualificação e valorização dos profissionais da cultura envolvidos, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho criativo no Rio Grande do Sul, de forma sustentável.

- Valorização, preservação e difusão do Teatro de Boneco e de Formas Animadas como um elemento importante do fazer cultural brasileiro e gaúcho.

O processo de criação, produção e circulação do espetáculo “Devaneios” será feito, metodologicamente, através do trabalho criativo colaborativo da equipe envolvida, com a coordenação de Leandro Silva.

A estética da criação dos Bonecos, Formas Animadas e do enredo tem como bases: o Teatro Popular de Bonecos do Brasil – o Mamulengo – e elementos da cultura brasileira e latina americana, especialmente seus símbolos, mitos e música.

Compõem a Equipe do Projeto: Leandro Silva (Coordenação Geral e Direção Artística), Fábio Schuch (Produção Cênica e Manipulação de Bonecos), Diane Barros (Manipulação de Bonecos  e Representante do Parceiro Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo na Equipe), Marion Santos (Figurinos e Acessórios) e Richard Kümmel Lipke (Direção Musical).

DSCN4594DSCN4600

O Núcleo de Teatro de Animação

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Produção em Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, coordenado pelo artista bonequeiro Leandro Silva tem por objetivos:

- Promover a formação continuada em Teatro de Animação, nas suas diversas vertentes, tipos e linguagens, através de Oficinas e atividades congêneres, tendo como foco o Teatro de Bonecos Popular Brasileiro;

- Criar e circular apresentações culturais de Teatro de Animação de forma integrada com outras linguagens e com os diversos Núcleos atuantes no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo;

- Colaborar com a Equipe do Ponto de Cultura na elaboração, execução e gestão de projetos culturais que tenham como foco a linguagem do Teatro de Animação;

- Realizar pesquisa e experimentação permanente do Teatro de Animação e suas convergências com a Educação, a promoção da Saúde, a defesa dos Direitos Humanos, a promoção da Cidadania e a Ecologia;

- Se integrar a outros Pontos, grupos, parceiros e redes, buscando o Teatro de Animação como vetor de integração.

As atividades do Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo acontecem todas as quintas-feiras, das 09 às 12h, na sede do Ponto, situada na Avenida Capivari, nº 602 - Bairro Cristal - Porto Alegre - RS.

Atualmente Núcleo desenvolve a Oficina “Títeres e Movimentos – A Autonomia do Objeto Ficcional em Cena”, que investiga a estética do movimento no Teatro de Bonecos e Formas Animadas. Gratuitas e abertas a curiosos, artistas, experimentadores e educadores.

IMG_0949

O Grupo Fuzuê Teatro de Bonecos

Companhia de teatro de bonecos dirigido por Leandro Silva em Porto Alegre - RS, formado por fazedores, experimentadores e curiosos do Teatro de Bonecos. Os membros participam de formação continuada através do Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e se revezam de forma colaborativa como criadores, encenadores  e produtores. A criação colaborativa é a base do trabalho do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário