terça-feira, 16 de dezembro de 2014

SEMINÁRIO TEATRO DE BONECOS PEDAGÓGICO, CCMQ, POA, RS.

No dia 16 de Dezembro de 2014 aconteceu, na Casa de Cultura Mário Quintana, o Seminário “Teatro de Bonecos Pedagógico: Contribuições para a Educação, Saúde e Promoção da Cidadania”. A atividade foi a mostra de resultado e encerramento da oficina de mesmo tema ministrada pelo artista bonequeiro Leandro Silva no período de Agosto a Dezembro na Casa de Cultura.

DSCN5572

Turma no encerramento do Seminário: criadores, criaturas e muitas histórias para contar!

No seminário, Leandro Silva fez uma breve exposição sobre as diversas experiência do uso instrumental e pedagógico do Teatro de Animação em oficinas desenvolvidas pelo Brasil, especialmente no Nordeste. São histórias de boas práticas do Teatro de Animação, especialmente a linguagem dos Bonecos, na educação formal e popular, no processos de prevenção e terapia em saúde e em ações de promoção e defesa da cidadania. Destacou que a oficina e o seminário se somam a dezenas de ações que reuniram mais de 300 artistas, educadores e outros profissionais em torno da convicção de que a arte tem um papel a cumprir na promoção da vida das pessoas, especialmente dentro das comunidades de periferia no país.

DSCN5463DSCN5484

Esquetes com bonecos divertidos e enredos comprometidos foram apresentados durante o seminário.

O momento central do seminário foram a apresentação dos dois esquetes elaborados pelos participantes: “Nós somos o que comemos” (com Richard Jesus Assimos e Feliciano Falcão) e “Que doença é essa?” (com Débora Gonçalves Fagundes, Danielle Scholz , Lorena Sachez e Odon Correita). O primeiro esquete tratou da temática da reeducação alimentar e o combate ao consumismo infantil. O segundo, fez uma divertida narrativa sobre a promoção da igualdade étnico-racial. A estética dos bonecos alcançaram um resultado primoroso, que encantou os que se fizeram presentes para acompanhar o seminário. Outro destaque foi a colaboração entre os dois grupos, que se ajudaram na produção, na execução de trilha sonora e na contraregragem. Uma proposta de teatro colaborativo e inclusivo com bonecos.

DSCN5504

Painel de relato de experiências: os usos potenciais e reais do Teatro de Animação na educação, na saúde, na arte e na promoção da cidadania.

A seguir, os participantes fizeram um bonito painel de relato de experiências do uso que estão fazendo ou pretendem fazer desta linguagem em seu trabalho. São experiências profundas e marcantes da interação do boneco especialmente com crianças e adolescentes na sala de aula, na saúde terapêutica e na luta pela superação da discriminação e do preconceito. Também a oficinanda Sandra H. Silva, que não participou na etapa de elaboração dos esquetes apresentou sua boneca, Iolanda, e relatou suas expectativas de uso do teatro de bonecos no seu trabalho de voluntariado social.

Ao final, todos foram presenteados com um momento de brincadeira muito divertida. Feliciano Falcão, consagrado artista de rua de Porto Alegre presentou cada um dos oficinando com um “apito do gato”, artefato de sua criação e que permite a quem o usa fazer a imitação que o tornou famoso nas ruas de Porto Alegre, o famoso “gato”!

Leandro Silva, ao final, apresentou a proposta de, a partir de 2015, reunir as diversas experiências relacionadas ao uso pedagógico do Teatro de Animação em uma publicação, um livro ou algo similar, para sistematizar e difundir estas experiências.

Agradecemos aos participantes pelo empenho e perseverança durante toda a Oficina, por todos os saberes e vivências ricamente compartilhada por todos e todas. Agradecemos ainda à Casa de Cultura Mário Quintana pela realização da oficina e ao Núcleo de Teatro de Animação/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo pelo suporte dado a momentos importantes da atividade.

Fotos: Marion Santos | Redação: Leandro Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário