sexta-feira, 8 de março de 2013

Fuzuê: Criações Colaborativas no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

DSCN1215

Os primeiros dois meses de atividades (Janeiro e Fevereiro) no Projeto “Fuzuê – O Teatro de Animação e Suas Convergencias na Comunidade” foi intenso e de muito trabalho com os participantes do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Definido o início da Oficina de Teatro de Bonecos para Março, durante os meses de Janeiro e Fevereiro nos dedicamos a criar, produzir e articular ações do Projeto com aqueles que já participam do Quilombo do Sopapo, colaborando em diversas linguagens.

DSC00418DSC00459

Contamos com a participação do educador e bonequeiro Edu do Nascimento e das educadoras Marion e sua filha Juju, Diane Barros e Saionara. Juntos, desenvolvemos um processo de criação de esquetes para as escolas com a produção de dois números de fantoches: “Maneco e Seu Boi Mimoso” e “A Jibóia”. Ambas as esquetes serão utilizadas para a semana de divulgação e mobilização para a Oficina, que acontece durante 15 dias em Março.

DSCN1596DSCN1598DSCN1463DSCN1486DSCN1489DSCN1496

O artista residente, Leandro Silva, promoveu um espaço de criação com o educador e bonequeiro Edu do Nascimento, que atua também em projetos na área de teatro de bonecos, música e educação popular no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Foi pensada a criação da Boneca Marieta, aproveitando a estética dos bonecos do Edu no Fuzuê: uma versão nordestina, alegre, uma boneca dançante e que em breve vai alegrar os participantes nas futuras apresentações do Fuzuê e especialmente nas atividades de acolhida.

Marion e depois, a costureira Vera, natural de Marabá, no Pará, se juntou à equipe na composição. Em mutirão, de mãos dadas, a Marieta ganhou croquis, estrutura, forma, personalidade… E ensaiou seus primeiros passos de dança!

DSCN1584DSCN1585

O ator piauense Roger Costa, visitante do Projeto, se juntou a Diane Barros e Saionara. Tardes alegres de ensaios e preparação dos números de mamulengos para as escolas. Ensaia, ajusta, articula, planeja… E as esquetes ganham forma.

Douglas, do Núcleo de Audiovisual, registra alguns ensaios, marca presença e vem mais uma ideia: a composição de vídeos para alimentar um futuro canal do You Tube do Projeto, para estreia em Maio. Nasce a TV Fuzuê. Temos já os primeiros vídeos. Em breve, nosso canal estará no ar!

DSCN1510DSCN0864

Um grupo de estudos foi organizado para fazer uma pesquisa de cunho artístico da manipulação no Teatro de Animação e sua interação com o Ator-Manipulador. Serve de base a obra “O Ator e Seus Duplos” de Ana Maria Amaral que norteará as investigações da equipe durante todo o desenvolvimento do Projeto, especialmente no processo de produção teatral com Bonecos, Máscaras e Objetos.

Com a designer gráfica Laura Wottrich foram pensadas e preparadas as peças de divulgação do Projeto: folder, adesivo e capas para Facepage e o blog. Laura captou com sensibilidade a estética do Projeto Fuzuê e conseguiu traduzir nas cores, tramas e composição do projeto gráfico a proposta. Leandro Anton colaborou com as fotografias dos personagens para compor o material gráfico.

O Fuzuê se propõe a ser um processo de criação, diálogos e produção com o Teatro de Animação, pesquisando suas convergencias com temas sociais, como Saúde, Educação, Defesa dos Direitos Humanos e a Ecologia. Em Março, começaremos nossas intervenções pelas escolas e a realização da Oficina. Que colaborações o Teatro de Animação tem a dar nos processos de formação e educação na comunidade? Vamos descobrir juntos.

Fuzue: Um Projeto em Mutirao! 

Esta atividade integra a Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário