sábado, 9 de março de 2013

Fuzuê nas Escolas!

DSCN1605 DSCN1610

Nos dias 06 e 07 de Março/ 2013 o Projeto Fuzuê fez divertidas visitas e interações nas escolas do Bairro Cristal: a Escola Aramy Silva (06/03) e a Escola Rafael Pinto Bandeira (07/03).

A atividade levou para as escolas a primeira florada de criações feitas no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo a partir do Projeto de Interações Estéticas “Fuzuê – O Teatro de Animação e Suas Convergencias na Comunidade”. Crianças, adolescentes, professores e gestores escolares curiosos para conhecer melhor o Projeto e os tão falados bonecos Mamulengos do Nordeste. A equipe formada pelo artista residente Leandro Silva, Saionara (monitora), Diane e Marion (educadoras do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo) apresentaram as esquetes “Maneco e Seu Boi Mimoso” e “A Jibóia”. A seguir, foram feitas a entrega de folders do Projeto e momento de interação com as crianças e professores.

Muitos risos com as histórias de Maneco e seu bicho de estimação, o Boi Mimoso (o Dragão) e a Jibóia, que faz um ano que não come! 

DSCN1613DSC00540

A atividade faz parte da semana de divulgação e mobilização para a realização da Oficina de Interação Estética, cuja inscrições encontram-se abertas até o dia 23 de Março e podem ser feitas na sede do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo ou na Escola Aramy Silva, onde funcionará um Núcleo do Projeto Fuzuê.

A atividade tem como objetivos apresentar à comunidade o resultado de um primeiro momento do Projeto Fuzuê, de criação e produção com teatro de bonecos com os participantes do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e de também fortalecer a relação do Ponto com as escolas da comunidade. Para Leandro Anton, Coordenador Geral do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, esta atuação com as escolas tem sido uma importante estratégia de atuação do Ponto de Cultura e de “entranhamento” de sua ação dentro da comunidade. Convergindo o Teatro de Bonecos com a Educação, o Projeto Fuzuê vem de encontro com esta estratégia, colaborando para seu fortalecimento.

As crianças ficaram muito curiosas com o próprio processo de atuação dos Bonecos e invadiram nossos bastidores. Tanto na Escola Aramy Silva como na Escola Rafael Pinto Bandeira, a gurizada foi para trás da empanada para tocar os bonecos, manipulá-los e trocar ideias com o artista residente e a equipe. Os encontros se tornaram assim uma verdeira festa!

DSC00541DSC00544

Nas próximas semanas, outras escolas serão visitadas. Os interessados em participar da oficina que vai abordar o processo de criação e produção teatral com bonecos podem se dirigir ao Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, no horário das 14 às 17h, para efetuar as inscrições. Alunos da Escola Aramy Silva podem procurar a secretaria da escola para fazerem a inscrição.

Equipe do Fuzue nas Escolas

Manipulação de Bonecos: Leandro Silva e Saionara

Assistente Cenário: Marion

Vídeo e Fotografia: Leandro Anton e Diane Barros

Apoio nas Escolas: Solange (Escola Aramy Silva) e Noely (Escola Rafael Pinto Bandeira)

A festa das criancas nas Escolas

DSC00538DSC00556DSC00559DSC00561DSC00562DSC00565DSC00568DSCN1618

Esta atividade integra a Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário