segunda-feira, 21 de abril de 2014

Encontro de Bonequeiros no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo: Celebrando a XXVI Semana de Teatro de Bonecos de Porto Alegre!

IMG_4441

No dia 21 de Abril de 2014 aconteceu, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, um encontro formativo com bonequeiros e bonequeiras. O evento é parte da programação da XXVI Semana de Teatro de Bonecos de Porto Alegre, promovido pelo Centro de Referencia de Teatro de Bonecos (CRTB – RS) e diversos parceiros, companhias, artistas e grupos.

IMG_4315 IMG_4365

O encontro foi um momento de troca de experiências, confraternização e integração entre os grupos que marcaram presença. A noite foi muito agradável e divertida. O encontro foi aberto com canções ao som de viola com o artista Ubiratan, do Grupo Anima Sonho, que foi retribuído depois pelo som dos Tambores de Sopapos, como forma de acolher a todos os presentes e apresentar o significado do nome do espaço: Quilombo do Sopapo, resistência e preservação da memória do tambor de sopapo, típico do povo negro no Rio Grande do Sul.

IMG_4302IMG_4325 IMG_4380 IMG_4337

Os participantes trouxeram um pouco das suas histórias e experiências, destacando-se a necessidade de se afirmar e fortalecer espaços de encontro e trocas entre os artistas bonequeiros. Leandro Silva trouxe um pouco do processo de constituição do Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, o mais novo espaço-grupo de reflexão e formação em teatro de animação em Porto Alegre. Graziela Saraiva destacou a importância do Programa Cultura Viva, que colaborou para dá capilaridade nas comunidades de estetéticas como a do Teatro de Animação. Cacá Senna destacou a importância do teatro de bonecos para adultos, a superação do estigma de pensar o teatro de bonecos como “coisa para criança” e a inovação da arte bonequeira pela sua interação com outras linguagens artísticas. O Grupo  La Gotera de Lazotea Títeres, de Andaluzia (Espanha), trouxe um importante relato da experiência do grupo: vida em comunidade, a criação de uma companhia com linguagem popular e integrada com diversas linguagens, sempre comprometida com a realidade local. A Cia. Inclusive Arte tratou de sua experiência em integrar de forma especial o teatro de animação e música, contribuindo para o resgate e interação entre as duas formas de fazer artístico. O Grupo Fuzuê Teatro de Bonecos relatou um pouco da experiência do seu fazer colaborativo e a formação livre dentro do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, que resultou no trabalho atual, o “Fuzuê no Sertão Encantado” em que une Nordeste e Sul do país pela estética do Teatro Popular de Bonecos.

IMG_4216IMG_4435 IMG_4455 IMG_4463

Por fim, dentre tantas outras importantes contribuições, o Grupo De Pernas Pro Ar, de Canoas – RS (Luciano Wieser e Raquel) destacaram a importancia de se reafirmar o espaço da rua como palco do Teatro de Animação, da arte próxima, ligada e integrada ao povo, ao espaço público. 

O encontro foi encerrado com café, risos, abraços e muita animação. Todas as fotos do encontro podem ser conferidas no link: https://www.flickr.com/photos/108704203@N05/sets/72157644229381674/

O Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e o Centro de Referência de Teatro de Bonecos (CRTB – RS) agradecem a presença amiga de todos e todas, grupos e colaboradores.

Vida longa aos bonecos e bonequeiros!

Fotos: Jacque de Boni

Nenhum comentário:

Postar um comentário