terça-feira, 8 de abril de 2014

XXVI Semana de Teatro de Bonecos de Porto Alegre

1503380_609911322419919_2514637005125330682_n

TEATRO DE BONECOS EM DESTAQUE NO MÊS DE ABRIL

A XXVI Semana de Teatro de Bonecos acontece de 20 a 27 de abril de 2014, em Porto Alegre é promovida pelo CRTB-RS, Centro de Referência de Teatro de Bonecos do RS em parceria com o IEACEN e CAC, tem o financiamento da SEDAC-RS e SMC. Serão mais de vinte espetáculos, oficinas, exposições, intervenções cênicas, encontros e o tradicional Festeneco. Nesta 26ª edição da Semana de Teatro de Bonecos, os grupos e companhias de Teatro de Bonecos da cidade desejam realizar todos os esforços para celebrar esta caminhada, e homenagear as tradições assim como as novas iniciativas durante esta semana de confraternização.

Parabenizando o Grupo TIM Teatro de Marionetes que comemora seus 60 anos de atividades e o grupo Anima Sonho pela passagem de seus trinta anos ininterruptos de uma trajetória brilhante.


Recebendo pela primeira vez durante a semana do teatro de Bonecos um grupo internacional que segue a cultura popular que os bonecos propiciam, trazendo um conto tradicional da região da Andaluzia na Espanha, La Mata de Albahaca, com o Grupo La Gotera de Lazotea.

Programação

DIA 20 - Domingo
TEATRO DE SERES IMAGINÁRIOS
Local: Saguão da Usina do Gasômetro (andar térreo)
Horário: 16h às 20h
Duração: 10 minutos cada sessão
Lotação máxima: 12 pessoas por sessão (entrada franca) distribuição de senhas uma hora antes
FICHA TÉCNICA:
Manipulação: Cacá Sena, Charles Kray, Elaine Regina e Silvia Regina Ferrari
Roteiro e Direção de Cena: Jackson Zambelli
Produção de Bonecos: Eloísa Dille, Renato e Duda Spinelli
Iluminação: Bathista Freire
Música: Sérgio Olive
Criação e Direção Geral: Cacá Sena
Produção: Skené Projetos Culturais
Direção Técnica: Luz Cênica
Designer Gráfico: Pedro Alice
Assessoria de Imprensa: Odin Arte & Comunicação
Sinopse
Uma caixa cenográfica suspensa a 1, 5 metro do chão com escotilhas na base para que os espectadores coloquem a cabeça e possam acompanhar tudo o que se passa ali dentro. Este é o cenário insólito e original de Teatro dos Seres Imaginários, espetáculo de manipulação de bonecos que estreia na 5ª feira, 10/4, às 18h, com entrada franca, no saguão da Usina do Gasômetro. Nele, os personagens atuam a poucos centímetros do rosto das pessoas – na altura de olhos, nariz e ouvidos –, e também sobrevoam o espaço cenográfico, contribuindo para proporcionar uma sensação de mergulho num universo inesperado e pulsante. “O objetivo é estabelecer uma intimidade com o público de modo a transportá-lo através de um caminho sem atalhos até o mundo dos seres imaginários”, afirma o diretor Cacá Sena.
A montagem agrega diferentes linguagens – dramaturgia, artes visuais e literatura. A peça é livremente inspirada em O Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luis Borges e Margarita Guerrero, publicado em 1957, que apresenta criaturas oriundas de mitologias e religiões ou da imaginação de autores como Homero, Shakespeare, Flaubert e Kafka. Nas palavras de Borges, são “estranhos entes engendrados, ao longo do tempo e do espaço, pela fantasia dos homens”. Contudo, não é uma adaptação literal: “Estão em cena os entes imaginários de Borges e os do próprio espectador. Tudo isto, claro, de mãos dadas com a brincadeira”, diz Jackson Zambelli, roteirista e diretor de cena. Nesta atmosfera de sobressaltos, o próprio Borges surge como um personagem ilustre do espetáculo.
Para Cacá, é da imaginação infinita dos seres humanos que Teatro dos Seres Imaginários se alimenta. “Somos capazes de criar os seres mais absurdos e curiosos como a fênix, o centauro, o Pássaro Roca, as Valquírias, as harpias, os dragões e muito mais. A intenção é proporcionar uma experiência única e inesquecível, na qual possamos interagir ‘fisicamente’ com este mundo. Uma fascinante percepção do estranho, do admirável, do mágico. O importante é que não haja espaço para uma postura indiferente”, complementa Cacá, que pertence à terceira geração da família fundadora do TIM – Teatro de Marionetes, mais antigo grupo de teatro de bonecos em atividade no país, que está completando 60 anos em 2014.

DIA 21 segunda-feira – ENCONTRO FORMATIVO
Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo
Horário: 17 h Endereço: Avenida Capivari, nº 602 Bairro Cristal
CRTB-RS e Núcleo de Pesquisa em Teatro de Animação. Trocas de vivencias, saberes e fazeres no oficio do Teatro de Bonecos
TODOS CONVIDADOS

DIA 22 terça-feira
CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA
Sala: A2B2 Horário: 15 h
Gratuito para escolas
Espetáculo AS GINETEADAS DO VALENTE TONINHO CORRE MUNDO NA ESTÂNCIA DE CIDÃO DORNELLES
Ficha técnica realização: Grupo TIA- Canoas
Dramaturgia: Márcio Silveira,
Direção: Danilo Cavalcante
Direção Musical: Fernanda Beppler
Figurino: Valéria Benitez
Cenário: Renan Leandro
Construção dos bonecos: Renan Leandro, Ramão Souza, Marcelo Militão e Cleydson Catarina
Atuação e Manipulação dos Mamulengos: Marcelo Militão
Atuação e Trilha sonora executada ao vivo: Mariana Abreu
Produção: Grupo Tia
Sinopse:
Um espetáculo de teatro, de caráter inédito na região, que resgata um Patrimônio, valoriza a brasilidade e constitui uma fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha. Para a construção dos Mamulengos foi feita a pesquisa e utilização de diversos tipos de madeiras das mais variadas regiões brasileiras como: Umulungu, Ingá, Pinus, Cedro, Canela, entre outros, além do cenário que foi todo construído em Bambu. Nos figurinos, tanto dos bonecos, quando dos atores, foi utilizado à idéia de miscigenar as vestimentas tradicionais gaúchas com o folclore nordestino e suas chitas bem vistosas e coloridas.
A dramaturgia inédita valoriza os aspectos sociais dos personagens típicos gauchescos, além de identificar alguns dos personagens nordestinos, mas tem a sua base nas lendas e causos do sul.
A trilha sonora é executada ao vivo e tem como referência a musicalidade gaúcha tradicionalista e missioneira. A ficha técnica ainda conta com a participação de artistas das diversas regiões do país.
Nesta história são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na Estância de Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam pra outras aventuras, tem assombração, Cobra Grande, Diabo, muito suspense, humor e claro uma pitada de romance, que é pra arrancar um friozinho na barriga.

DIA 22 de abril á 10 maio OFICINA DE BONECOS GIGANTES, ministrada por TÂNIA DE CASTRO no CRTB-RS, Endereço Andradas 1780 a tarde 14 ás 18 h, inscrições no email bonecosnosul@yahoo.com.br, o valor da oficina é R$ 100,00 por aluno.
Os gigantes estão na historia da humanidade, na mitologia há milhares de anos, esta oficina convida você a ser um Gigante pela Própria Natureza.

DIA 22 terça-feira
TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Horário: 15h
Gratuito para escolas

Espetáculo OS TRÊS PORQUINHOS
Grupo Caras de Totem- Charles Kray-POA
Ficha Técnica produção: Cia. de Teatro de Bonecos Caras de Totem
Charles Kray: Direção, confecção e Manipulação de Bonecos
Música: Charles Kray
Sinopse
O espetáculo tem a sua abertura feita pelas músicas que compõe a trilha sonora. São três músicas executadas ao vivo com violão e voz ao melhor estilo Rock’n’roll. A escolha deste ritmo combina com a personalidade do Lobo, que naturalmente é mau, ele é rock’n’roll. As canções convidam a criança a participar com palmas e com muito entusiasmo e a partir de então elas estão convidadas a participar de forma ativa da história, muitas vezes se identificando com cada um dos porquinhos, outras vezes os alertando do perigo e da presença do Lobo Mau. A história conta a forma com que cada porquinho constrói sua casinha quando se veem ameaçados por um lobo que anda pelas redondezas.

DIA 22 terça-feira
TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Horário: 20 h INGRESSOS R$ 20,00
Espetáculo - MARIA FARRAR
Grupo Julietas e os Metabonecos- POA
Ficha técnica elenco Débora Villanova, Elaine Regina, Graziela Saraiva
Direção Julio Saraiva
Sinopse
Espetáculo com atores e bonecos, baseado em texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, onde são abordados temas como: o trabalho na infância, o abandono social, gravidez na adolescência, o aborto, marginalização e as penalizações propostas pela justiça. É dirigido a adolescentes e adultos.

DIA 23 quarta-feira
CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA
Sala: A2B2 Horário: 15 h
Gratuito para escolas

Espetáculo FUZUÊ NO SERTÃO ENCANTADO
Grupo- Fuzuê Teatro de Bonecos- POA
SINOPSE
As aventuras de Maneco para se casar com Carminha. Para isso, ele tem que enfrentar o intransigente Coronel Tião, que propõe um desafio para conceder a mão de Carminha em casamento: enfrentar a misteriosa serpente encantada entocada no Grotão da Serra Malhada e trazer-lhe a pele. Acompanhado do Boi Mimoso, Maneco aceita o desafio, e daí vem a história...

FICHA TÉCNICA
Concepção, Criação de Mamulengos, Manipulação e Direção: Leandro Silva
Atriz Manipuladora e Produção Executiva: Diane Barros
Figurinos e Adereços: Marion Santos e Vera Oliveira
Sonoplastia e Iluminação: Fábio Anacleto Schuch
Vídeo e Fotografia: Núcleo de Audiovisual | Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo
Tempo: 40 minutos
Categoria: Livre
Técnicas: Boneco de Luva, tipo Mamulengo
Cenário: Empanada

DIA 23 abril- quarta-feira
TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Horário: 15h
Gratuito para escolas
Espetáculo RAPUNZEL
Grupo PREGANDO PEÇA-Santa Maria
Ficha técnica: Pregando Peça Direção: Luciane Vilanova e Sérgio André Texto: Rapunzel (Irmãos Grimm) Adaptação do texto, desenho dos bonecos e cenário Cleber Laguna. Manipulação dos Bonecos: Sérgio André, J. B. Ziegler e Anderson Fontoura. Confecção do figurino: Lígia Rigo Confecção dos bonecos e cenários: Paulo Balardin e Grupo Pregando Peça Trilha sonora: Otávio Segala Programação visual: Elias Ramires Monteiro Iluminação: Nara Maia
Sinopse
A peça conta a história de uma linda menina que foi tirada de seus pais ainda bebê por uma velha malvada. Ao completar doze anos, Rapunzel é presa numa t orre muito alta, pela bruxa, que quer protegê-la das maldades do mundo. Para chegar até Rapunzel, o único caminho é sua longa trança dourada.

DIA 23 abril- quarta-feira
TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Horário: 20 h INGRESSOS R$ 20,00
Espetáculo VANDA E REGINALDO EM O REENCONTRO
Cia Entre Linhas - Novo Hamburgo
Ficha técnica: Concepção do espetáculo, criação e construção dos bonecos, figurinos e cenários: Alice Ribeiro e Rita Spier, direção: Alice Ribeiro
Costuras e acabamentos dos figurinos: Recilda Santos
Atrizes manipuladoras: Alice Ribeiro e Mani dos Santos
Operadora de som e luz: Luana Garcia
Edição de sonoplastia: Antonio Reck
Produção: Cia. de Teatro Entre Linhas
Assistente de produção e contra-regragem: Luana Kodja
SINOPSE
Espetáculo com bonecos de mesa. Trata-se de uma performance musical, utilizando músicas de filmes clássicos. Vanda e Reginaldo são apaixonados e falam desse amor através das ações e músicas que interpretam. O espetáculo também fala de afeto e ternura provocando uma reflexão no espectador no que permeia a sensibilidade do ser humano. Através das mãos das atrizes Alice Ribeiro e Mani Santos, os bonecos ganham vida articulando todo o corpo e movimento de boca.

DIA 24 abril- quinta-feira
CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA
Sala: A2B2 Horário: 15 h
Gratuito para escolas
Espetáculo DOM QUIXOTE
Grupo Camaleão Teatro de Bonecos- POA
O Grupo criado em 1985, tem como atores, fundadores, João Vasconcellos e Tânia de Castro dois artistas apaixonados por bonecos e suas histórias...
Perseguindo sempre novas linguagens e pesquisando a fundo materiais bizarros e incomuns, dentro do universo teatral, encontrou nas lojas de 1,99 um rico e colorido material para compor seus bonecos na picaresca história de D. Quixote. Estes elementos combinados traduzem, de certa forma, a colorida claridade da luz da região de La Mancha, Espanha, cenário onde nosso querido e incomum personagem enfrentará monstros, moinhos de vento, canzoada baixa e soez com coragem e perseverança. Um verdadeiro cavaleiro andante! No cenário onde se desenrolará a história as planícies, elevações e caminhos são constituídos de LIVROS. Com uma linguagem infantil, porem não boba, há espaço para, talvez, novas expressões que enriquecerão o vocabulário da plateia infantil.
Ficha Técnica:
Direção: Grupo Camaleão.
Atores manipuladores: João Vasconcellos e Tânia de Castro.
Plateia: Publico infantil.
Duração: 45 minutos.

DIA 24 abril - quinta-feira
TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Horário: 15 h
Gratuito para escolas -
Espetáculo MARIONETIM Grupo O TIM POA
Ficha técnica
Direção- Antônio Carlos Sena

Manipuladores- Antonio Carlos Sena
Reneidi Sena
Ines Sena

Contra-regra - Fernando Sena
Operação de luz e som- Murilo Sena (Aprendiz)
SINOPSE
Grupo O TIM - Teatro de Marionetes celebra em 2014 seus sessenta de existência. É o grupo de teatro de bonecos em atividade ininterrupto mais antigo da América Latina.
A apresentação esta compostas de pequenas peças e/ou de números variados de música, folclore, dança, humorismo e circo, totalmente apresentados por seus bonecos de fios. O espetáculo é dirigido a todo o publico.

DIA 24 abril- QUINTA
TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Horário- 18.30 as 20h
Gratuito
Jogo de Silhuetas - Cia Teatro Lumbra e Clube da Sombra
INTERATIVIDADE COM TEATRO DE SOMBRAS
Brincadeira de criar e projetar sombras

Atividade artística em formato de workshop de criação de figuras e siluetas. Brincadeira de inventar, desenhar, recortar personagens de papel e experimentar a projeção em paredes e telas.
Todo o público
FICHA TÉCNICA
Idéia, pesquisa e coordenação do projeto - Alexandre Fávero.
Assessoria de Pesquisa e Coordenação - Fabiana Bigarella
Sombristas e facilitadores - Alexandre Fávero, Fabiana Bigarella, Roger Lisboa, Flavio Silveira.
Produção - Cia Teatro Lumbra
Realização - Clube da Sombra

DIA 24 abril - QUINTA
TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Horário: 20 h INGRESSOS R$ 20,00
Espetáculo O FERREIRO E O DIABO
Grupo Anima Sonho
Ficha técnica
Elenco- Atores Manipuladores, Músicos- Ubiratan Carlos Gomes, Davi Gomes, Edu Nascimento, direção Camilo de Lélis, técnica- Graziela Saraiva
SINOPSE
A lenda do homem que vende a alma ao diabo em troca de juventude acompanha a humanidade desde seus primórdios. Utilizando técnicas variadas de manipulação de bonecos, mesclando atores, música ao vivo e o contador de história, o Anima Sonho traz a velha saga do ferreiro que vende e não entrega a alma ao diabo para celebrar nesta data seus 30 anos de trajetória.

DIA 25 SEXTA
CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA
Sala: A2B2 Horário: 15 h
Gratuito para escolas

Espetáculo TEMAS LIVRES
Grupo Molhados da Chuva - Caxias do Sul
Ficha técnica direção: Ranulfo Homem
Roteiro: Rafael Homem
Atores manipuladores- Ranulfo e Rafael Homem
Cenografia: O Grupo
Figurino: Nerli Soares
Técnica: Manipulação Direta
Público (Faixa etária): Todas as idades
SINOPSE
O espetáculo é composto de 05 quadros de variedades que alegram, surpreende e encantam a plateia com cenas de suspense, poesia, coreografias e musicais
Este espetáculo é encenado através da linguagem universal.

DIA 25 abril – Sexta - FESTENECO
Casa de Teatro as 22 h INGRESSOS R$ 25,00
O Festeneco é um encontro tradicional entre os artistas que trabalham com Teatro de Bonecos, um momento de livre expressão de arte, reunião e celebração em que são mostrados esquetes, improvisos de técnicas variadas e onde a diversão e a troca de experiências se fazem descontraidamente na forma de um festejo.
Traga seu numérito, vamos nos divertir e se você tem interesse em participar com algum esquete as inscrições estão abertas no Facebook Semana Teatro de Bonecos.

DIA 25 sexta-feira e 26 sábado
TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA
Horário: 15h PARA ESCOLAS e ás 20 h publico em geral
INGRESSOS R$ 25,00
Espetáculo LA MATA DE ALBAHACA Espanha- Andaluzia
Grupo La Gotera de Lazotea Títeres
Ficha técnica y artística: Adaptación del cuento popular
Dramaturgia, construcción, música y manipulación: La Gotera de Lazotea
Manipuladores-actores: Eva Serna, Diego Sánchez y Juan Manuel Benito
Diseño Plástico: Amanda Román
Vestuario: Ani Petrova
Producción: La Gotera S.C.
Público recomendado: Público familiar
Técnica: Guante, varilla y actores
SINOPSE
Historia de um príncipe que ostentam seu poder, entra em relacionamento com uma garota, quando ela está molhando seu pote de manjericão.
O príncipe se apaixona por ela e vice-versa. Quando tudo parece estar concluído e felizmente resolvido a rainha entra em cena, cujo desejo de vingança, como um pássaro que tem aninhados sua cabeça, dita como deve acabar com a situação que foi criada :, não admite o fato de ser uma uma garota ocupar um lugar tão importante na vida do seu filho . Ideias pré-concebidas, superstição, o uso da violência , abuso de poder , são personagens que vêm e vão, depositados como lama quando encontram um buraco.
Este conto popular que usam tem várias versões: alguns Andaluzes , outro Catalão , Espanhol, Português e Italiano. O que nos oferecem com este trabalho é sua visão particular do tema , utilizando bonecos com a técnica de luva- fantoches e Música ao vivo para encenar este conto. O espetáculo é dirigido a todo o publico.

DIA 27 domingo
Brique da Redenção as horário: 11 h
Espetáculo HISTORIAS DA CARROCINHA
Grupo Caixa do Elefante POA
O espetáculo é dirigido a todo o publico.
SINOPSE
Com mais de 10 anos de andanças, o espetáculo Histórias da Carrocinha é uma homenagem ao mestre Javier Villafañe, poeta e bonequeiro argentino que percorre o mundo inteiro com sua Andariega - pequena carroça que servia de palco para seus bonecos. Com esse espetáculo, a companhia resgata um pouco do aspecto mambembe e andarilho do tradicional Teatro de Bonecos, revestindo-o de um verniz contemporâneo que mantém esse espetáculo vivo, em sintonia com seu tempo e com o seu público. Três histórias são apresentadas: O Pedreiro e o Diabo, A Rua dos Fantasmas e O Vendedor de Balões.
Ficha técnica
Atores manipuladores:
Mario de Ballenti e Paulo Balardin
Autoria: Javier Villafañe
Direção: Mário de Ballenti

INTERVENÇÕES CENICAS
Nos locais e horários da programação

GRUPO PASSA LÁ
Brincadeiras e Fuzarcas.
Espetáculo teatral que tem como forma o reaproveitamento de materiais recicláveis. Objetos retirados do lixo seco, transformados em bonecos fazem parte das histórias que são contadas com bastante poesia e brincadeiras. É um trabalho de interatividade com o público e com música ao vivo.

10172736_609917449085973_337297319569948130_n

Nenhum comentário:

Postar um comentário